domingo, 6 de maio de 2012

Hamster: Higiene

Olá leitores! Hoje vamos falar sobre um assunto bastante importante, a higiene dos nossos hamsters. Para que um hamster viva saudável, é necessário ter certos cuidados com a limpeza da gaiola. Por isso, iremos esclarecer alguns assuntos relacionados com o tema e explicar como limpar a gaiola de modo a ficar bem fresquinha!


Pontos a ter em atenção:
  • Um hamster NÃO toma banho, eles lavam-se sozinhos. Nem com o famoso "Pó para Banho Seco", pois este causa problemas de alergia, problemas respiratórios, problemas oculares, entre outros; nem com água ou panos húmidos, pois isso também causa problemas no hamster, nomeadamente constipações e pode aumentar a probabilidade de aparecerem fungos na pele.
  • A limpeza da gaiola deve ser semanal, para evitar que restos de comida, dejectos e outros se acumulem na gaiola e desse modo se crie um ambiente pouco saudável para o hamster. 

Como limpar?
  • Colocar o substrato utilizado, o ninho e restos de comida para o lixo. A ração que estiver no comedouro em bom estado pode ser guardada à parte;
  • Num balde ou bacia, colocar meia medida de água quente e meia medida de vinagre de modo a que se possa mergulhar a gaiola (as gaiolas de grade podem ser fechadas, de modo a ocupar menos espaço) e todos os acessórios (comedouro, bebedouro, casa e brinquedos de plástico) durante 15 minutos.
  • Depois, deve-se passar tudo por água fria corrente e secar-se bem com um pano.
Passo alternativo: Existe no mercado desinfectantes próprios para roedores. Isto não é obrigatório, mas quem quiser pode utilizar o desinfectante após a limpeza com água, pois este produtos secam instantaneamente. 
  • Colocar o substrato no fundo da gaiola, comida fresca no comedouro, água fresca no bebedouro, todos os acessórios no local adequado e a limpeza está feita.

Bem, como puderam constatar, a limpeza é muito simples e prática, garantindo um ambiente saudável para o seu hamster. Assim ele viverá bem confortável durante muito tempo. 

Durante a limpeza, o hamster pode estar a fazer exercício na HamsterBall ou num playground bem seguro (com paredes altas, para evitar fugas).

6 comentários:

  1. Ah, suas dicas são ÓTIMAS! A minha gaiola, não importa o quanto eu limpe, está com um cheiro bem forte! A minha hamster também =_= Foi bom você dizer isso sobre o pano úmido... Li em MUITOS blogs e sites sobre o famigerado algodão úmido com água morna. Aposto que isso iria só piorar a situação :/ (vou passar a mistura com vinagre pra ver se melhora (: )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois isso é um pouco chato :/
      Em relação à sua hamster não sei que fazer, mas posso pesquisar :D
      (ou se calhar lá no Fórum Mundo dos Hamsters pode ter alguma coisa)

      Mas acho que com uma desinfecção isso melhora, visto que o cheiro vem de bactérias e fungos :D

      Eliminar
  2. isso nao é vinagre a mais? nao fica a cheirar mal?
    eu numca pus vinagre quando lavo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vinagre serve para desinfectar.
      Se for numa bacia, e estiver tudo bem desmontado, ocupa pouco volume, logo o volume de água e vinagre não será em excesso.

      Depois de estar a "demolhar", recomendei passar por água corrente, para retirar algum cheiro do vinagre. Mas isso não faz mal nenhum :)

      Eliminar
  3. agora devia fazer um post sobre as raças e os tipos de pelagens das raças
    eu pensava que a minha hamster era sirio albina até voce me diser por email que era sirio Dark Eared White

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação às diferentes ESPÉCIES terei todo o gosto em fazer :D

      Agora, em relação às pelagens, será um pouco difícil, pois para isso teria que usar imagens que não são nossas, são de criadores. E esses já têm as suas páginas criadas, logo não vamos estar a copiar informação.

      Mas poderemos arranjar outro modo de fazer isso, respeitando todos, para não haver mais dúvidas :)

      Eliminar

Não queremos dicussões e aceitamos todo o tipo de sugestões!
Podem também nos colocar as vossas dúvidas :)