domingo, 20 de maio de 2012

Reprodução Caseira: NÃO

Olá a todos, hoje vamos falar sobre um assunto muito preocupante. É sobre o facto das pessoas que têm hamsters os quererem cruzar. Que mal tem, podem perguntar. Tem muito mal, na realidade, pois há IMENSOS aspectos a ter em consideração ANTES sequer de pensar em comprar hamsters para cruzamentos!

Genética: Este é o factor CRUCIAL para pensarmos em cruzar animais. Porquê? A genética dita todas as características do ser vivo. Então, vamos a perguntas retóricas. Pense bem nelas. Se responder negativamente ás questões, não vale a pena prosseguir com o processo:
  • Sabe a linhagem dos hamsters que pretende cruzar?
  • Sabe quais os genes que possuem?
  • Sabe se, na linhagem, há a probabilidade de manifestação de doenças hereditárias, muitas delas letais?
  • Qual o objectivo da criação, pretende melhorar algum aspecto da espécie (tamanho, morfologia, resistência a doenças)?
  • Sabe o temperamento dos hamsters que pretende cruzar?


Factores Básicos: Passado a questão da genética, há mais factores a ter em conta. Tudo o que ocorre antes, durante e após a gestação CONTA para que os bebés nasçam saudáveis!
  • Sabe a idade em que a fêmea deve ter a sua primeira ninhada?
  • Sabe o peso e tamanho que uma fêmea deve ter para ser considerada APTA para procriar?
  • Sabe a alimentação que deve dar durante a gestação e após o parto?
  • Sabe como agir durante o parto?
  • Sabe que cuidados deverá fornecer a mãe para que tenha um bom ambiente durante o parto?


Factores Monetários: Este factor é importante, mas em relação aos anteriores, de nada vale. Pode até ser a pessoa com mais possibilidades para arranjar as melhores e maiores gaiolas para hamsters, mas isso NÃO chega se os factores acima forem ignorados.
  • Se não conseguir doar os hamsters, tem possibilidade para ter UMA gaiola POR CADA bebé?
  • Sabe como escolher adoptantes ou compradores RESPONSÁVEIS?
  • A alimentação e gastos com higiene irão multiplicar pelos número de bebés obtidos, poderá comportar essa despesa?
  • Se for necessário levar os bebés ou mãe ao veterinário, tem algum na zona especializado em animais exóticos e tem a disponibilidade de deslocar-se lá?


Já basta de animais que foram cruzados sem regras nem cuidados nenhuns. As lojas de animais e sites de venda online estão cheias de pessoas que se denominam criadores mas não levam estes aspectos em conta. E por causa disso, os hamsters vivem pouco tempo, são agressivos e o pouco tempo que vivem estão cheios de sofrimento devido a doenças hereditárias que poderiam ser evitadas.


Mesmo depois de lerem esta mensagem, muitas pessoas poderão surgir com várias desculpas, mas essas podem ser refutadas. Passamos a citar um texto retirado do Fórum Mundo do Hamster, escrito por Tao Paula:

"1º - "É a natureza!". Bom, se fosse a natureza, o pet não estaria em gaiola, e sim numa floresta, e ele iria procurar pela fêmea, e não ser junto a ela por um humano...

2º - "Tenho amigos pra quem doar os filhotes" ou "Tenho espaço para ficar com os filhotes". Se os amigos estão podendo pegar pets, pq não simplesmente adotar algum que já esteja aí no mundo precisando de um dono? Pra que botar mais? E tem 100% de certeza de que os amigos não vão se cansar do pet ou negligênciá-lo? Difícil heim.

3º - "Eu queria ver os bebês, acho fofos". Muito legal, porém esses bebês vão crescer e vão ter que ser tutelados pela pessoa até o fim de suas vidinhas, não só durante a fase de filhotes. E espero que quem pense assim não tenha filhos também apenas por acharem bebês fofos.

4º - "Amo roedores, quero fazer criação e vendê-los!". Ama? Já parou pra pensar em quantos outros criadores existem na sua cidade? Já parou pra pensar que se não conseguir vender vai ter que ficar com todos e cuidar bem deles? Sabia que é difícil conseguir compradores responsáveis?

5º - "Tem poucos na minha cidade, quero reproduzir pra ter mais, pois é difícil de achar". Se é difícil de achar colega, tenha certeza de que é mais difícil ainda ter gente que saiba como cuidar deles, e, especialmente, um veterinário que saiba tratar deles. Não, não é todo vet de exóticos que sabe cuidar de roedores, e os que dizem saber, nem sempre são competentes, ainda mais tratando-se de um animal que, segundo foi dito, existe em pouca quantidade na cidade.

6º - "Se eu não reproduzir, o animal vai parar de existir, entrará em extinção". Amigo, fique calmo, tenho uma informação muito boa para você: Nenhum dos roedores utilizados como pet no Brasil encontra-se minimamente perto da extinção! Existem MILHÕES de criadores caseiros reproduzindo esses animais, todos os dias centenas são sacrificados ou morrem por negligência, ao passo que milhares nascem."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não queremos dicussões e aceitamos todo o tipo de sugestões!
Podem também nos colocar as vossas dúvidas :)